Reflexões sobre EAD

 

 

No Brasil a educação a distância já tem um século de experimentação, no entanto, somente nas últimas duas décadas, com a popularização do computador pessoal e da internet observou-se uma expansão desta modalidade de educação, tendo inclusive alcançado seu reconhecimento e regulamentação na legislação brasileira pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB no ano de 1996.

 

Pode-se considerar que o sucesso da educação a distância em um país nas dimensões do Brasil está ligado ao seu potencial de possibilitar o acesso ao conhecimento a um grande número de pessoas, diminuindo as barreiras geográficas e flexibilizando os horários de estudos e o local das aulas. Portando esta modalidade de educação tem a possibilidade de atender os diferentes perfis e necessidades de desenvolvimento e aprendizagem nos diferentes regiões do país.

 

De acordo com notícias do MEC, em 2011 o Brasil alcançará um milhão de estudantes em cursos a distância. Nota-se, no entanto, que mesmo com a capacidade de movimentar e atender um número expressivo de alunos a EAD não está isenta de críticas e reservas.

 

Nos diversos sites disponíveis na internet, que abordam temas relacionados à EAD, observa-se uma discussão recorrente em torno de um tema - A qualidade da Educação a distância e, consequentemente, a preocupação com a formação dos professores que atuam nos cursos oferecidos pelas universidades.

 

Em agosto de 2011 a deputada federal Professora Dorinha, propôs uma audiência pública para discutir e debater os desafios da Educação a distância no Brasil, chamando assim as autoridades e a população em geral para realizar um amplo debate sobre o tema, discutindo entre outros pontos, a questão da qualidade dos cursos oferecidos na modalidade da EAD e a necessidade de se criarem mecanismos para avaliação destes cursos para além dos já existentes, como por exemplo, os referenciais de qualidade apresentados pelo MEC.

 

Profissionais que atuam nesta modalidade de educação têm o compromisso ético de participar e levar em frente esses debates, uma vez que são atores diretos no cenário dos cursos virtuais, pois a chamada à reflexão sobre a qualidade da EAD é também uma chamada à reflexão acerca da atuação dos professores e tutores, uma vez que são estes os atores que ocupam, ou deveriam ocupar, o eixo central desta modalidade de educação.

 

Portanto, ao se pensar em cursos de qualidade na EAD, faz-se essencial destacar a importância da mediação e da relação que se estabelecem entre os tutores e os alunos, pois é este personagem que cria e mantém o suporte emocional e mental: que participa, e que mesmo no silêncio do momento em que oportuniza aos alunos sua construção do saber, está ali, presente, mantendo a unidade de todos os participantes.

 

Na EAD é o tutor que surge como o ponto de convergência e de centralidade que humaniza a construção do conhecimento.

 

Autora: Lisiane Cristina Melo Medeiros Mosena

Tutora a distância do curso de Gestão Pública

11 de Setembro de 2011.